Redação Criativa

Aqui, você aprende brincando!

Thursday, Jul 31st

Last update01:10:06 AM GMT

Font Size

Screen

Profile

Layout

Direction

Menu Style

Cpanel

Para começar a redação... é só começar!

comecandoNo momento de redigir um texto, uma dificuldade que é bastante comum: como começar? Como colocar no papel as idéias, dando-lhes um ordenamento lógico e coerente?

A resposta pode parecer óbvia, mas é uma provocação proposital. Comecem pelo começo! Calma! Antes que tenham vontade de esganar-me, vamos a uma pequena metáfora. Como devemos começar a construção de uma casa? Se você disse “comprando os materiais”, errou! Uma casa começa a ser construída pelo terreno, pelo revirar da terra, pelo mato sendo arrancado, pelo trator, pela enxada. Imagem ainda distante da casa verdadeira, concreta e bem acabada. Antes mesmo, é necessário que haja um projeto, cujo início são rabiscos, esboços desmanchados e reescritos de maneira sôfrega sobre um papel fino e transparente. 

Sabem qual o maior erro de quem vai escrever um texto? Imaginar que ele deve “nascer pronto”! Com princípio, desenvolvimento e conclusão; parágrafos ordenados, conforme mandam os manuais! Senhores e senhoras, trago boas-novas, como disse o poeta! Comecem RABISCANDO! Isso mesmo! Sua futura casa, com azulejos coloniais e mármore branco, deverá nascer dos escombros do seu inconsciente para vir à tona, magnífica e bela. Peguem a folha de papel e pensem nela como algo que, primeiro, deve ser rabiscado, com idéias soltas, inicialmente desconexas. É o seu interior que fala, pulsa, latejando de vontade de expressão. 

A tribo da Matemática rabisca continhas nos cantos do papel... Os físicos e químicos têm pranchetas onde anotam possíveis resultados, antes da comprovação. Os químicos, antes da mistura final, ensaiam, escrevem, anotam. As costureiras, antes do molde definitivo do belo vestido que enfeitará os salões, anotam as medidas em pequenos papeizinhos. Por que diachos ensinam aos pobres redatores que seu texto tem que nascer pronto e acabado?

Se o tema a ser desenvolvido é Ecologia e a primeira imagem que lhe vem à mente são árvores, riachos e peixes e você quer fazer desenhos, permita-se! Deixe que seu artista interior fale... 

Depois de alguns minutos rabiscando, desenhando, deixando brotar palavras soltas, perceberá que as frases começam a surgir e que o emaranhado de coisas sobre o papel vai forçar o nascimento do sentido. Perceberá que determinadas palavras são boas e lhe servem, outras podem ser descartadas.

Ficará mais fácil organizar o seu pensamento e as idéias, ordenando e colocando juntas aquelas que têm afinidade. Eis a sua coerência surgindo. Eis a clareza sendo construída. Eis a sua casa sendo edificada, da maneira como uma casa deve ser erguida, do chão ao teto, nunca ao contrário. 

Aos que têm dificuldade em começar, faço o convite: tentem! Você lhe proporcionará uma grata surpresa!

neyembhNey Mourão - Jornalista, poeta, redator publicitário, especialista em Educação a Distância.

Webmaster do site Redação Criativa. Mesmo não sabendo desenhar, elabora desenhos mentais, no momento de iniciar um texto)


blog comments powered by Disqus

Cursos On-line

You are here
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS